[INFOGRÁFICO] 5 Dicas H2H para Promover sua Marca

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5 Dicas H2H para Promover sua Marca nas Redes Sociais.

Atualmente, qualquer pessoa que trabalha com marketing e branding sabe a importância das redes sociais para a divulgação das marcas, sejam elas profissionais ou pessoais.

As redes sociais permitem que as marcas alcancem o público certo e que os produtos e serviços sejam divulgados para além do local onde as empresas estão inseridas, muitas vezes organicamente ou a um custo muito baixo quando comparado com os outros meios de comunicação.

Estar nas redes sociais permite a abertura de portas, de novos negócios e novas formas de negociações. Diversas parcerias já foram iniciadas porque alguém viu uma marca na internet e identificou que o produto ou serviço era afim com seu negócio.

Estar nas redes sociais não é mais moda, nem necessidade, já faz algum tempo que é parte crucial do job de qualquer empresa e isso não é mais novidade para ninguém.

Ainda assim, para grande parte dos pequenos e médios empreendedores é visível a dificuldade em lidar com isso. Muitos deles usam as redes sociais como um canal de divulgação sem qualquer planejamento. Utilizam seus perfis ou Fanpagens apenas para postar informações de sua empresa, seu trabalho e seus produtos. Acreditam estar fazendo algo certo, mas erram mesmo sem perceber.

Uma marca precisa se conectar com seu consumidor. Entender seu consumidor e entregar além daquilo que ele imagina como necessidade sua. Estamos na era do H2H (Human to Human). Tudo que aprendemos sobre B2B (Business to business) e B2C (Business to Consumer) precisa ser revisitado, ou pelo menos revisado.
As redes sociais abriram a porta para o RELACIONAMENTO, ainda que a distância, e isso traz grandes vantagens para todos nós.

Os consumidores agora têm um caminho direto para conversar com você e sua marca. Eles podem tirar dúvidas sobre seus produtos, seus serviços, seus cursos, suas palestras e workshops diretamente com VOCÊ. Se você, como marca pessoal ou profissional, souber encontrar vantagens nisso, conseguirá se destacar no mercado pela sua essência e pelo seu jeito de lidar com as pessoas. Quando sua essência aparece, a marca conquista muito mais que consumidores, ela conquista seguidores, fãs e, em alguns casos, embaixadores da marca (aqueles que a defendem e a divulgam sem pedir nada em troca).

Então, muito mais do que ter uma Fanpage no Facebook, muito mais do que ter perfis no Instagram, muito mais do que ter sua página no LinkedIn, você precisa se relacionar com pessoas usando as redes sociais. Você precisa entregar o que elas querem e precisa falar da mesma forma que seu público alvo.

Para ajudar o pequeno e médio empreendedor, fizemos esse infográfico com 5 dicas para promover sua marca nas redes sociais. Você pode imprimi-lo e deixá-lo em um lugar visível para lembrar delas sempre que for planejar seus posts. A ideia desse infográfico não é apenas ajudá-lo a divulgar sua marca, mas lembrá-lo que por trás do seu computador há uma pessoa e por isso, mais importante que divulgar é SE RELACIONAR.

1 – PUBLIQUE POSTS COM REGULARIDADE.

poste com regularidadePara que sua página ou perfil tenha engajamento é preciso que você marque sua presença na feed das pessoas que te acompanham. Normalmente, as pessoas têm o costume de acessar as redes sociais nos mesmos horários quase todos os dias, e com isso começam a prestar atenção nos posts que aparecem ali. Se sua marca está na feed no momento em que ela está navegando, você irá marcar sua presença na mente dela mesmo que inconscientemente.

Por isso, planeje-se. Faça posts todos os dias, na sua página ou no seu perfil. Se seu foco de trabalho é no Instagram, isso é mais importante ainda, pois lá ainda é possível aparecer para mais pessoas sem ter que pagar os anúncios.

Se seu foco é o Facebook, saiba que postando com regularidade você pode conseguir mais seguidores, mesmo sem anunciar. A constância na postagem de conteúdo interessante sempre rende um aumento de seguidores, mesmo que pequeno. Faça o teste. Mas, lembre-se: constância + conteúdo interessante. Não funciona só com um ou só com outro.

De forma geral, entenda que você precisa alicerçar sua presença online e a inatividade, no perfil ou na página, faz com que seus seguidores percam o hábito de prestar atenção em você e é exatamente o contrário disso que você está buscando. Não?

2 – COMPARTILHE CONTEÚDO VARIADO.

conteúdo variadoComo conversado no início desse artigo, um dos maiores erros dos empreendedores é postar apenas sobre seus produtos, seus serviços, sua marca. 

Você está nas redes sociais, antes de tudo, para se relacionar com seus consumidores. Vender será consequência de um bom relacionamento.

Não é difícil se relacionar com pessoas nas redes sociais, uma vez que você é humano, sabe como fazer isso. Então faça também nas redes sociais. Ninguém quer um amigo que só fale de um determinado tema. Mas adoramos ter amigos que falam sobre diversos assuntos e são especialistas em um.

É esse tipo de amigos que consultamos quando queremos dados ou informações sobre aquele tema em específico. E sabemos que ele é O CARA no assunto, não porque ele martelava essa informação todos os dias na nossa cara, todas as vezes que aparecia na nossa presença, mas porque em meio a diversas outras conversas interessantes algo sempre nos lembra que ele é expert naquilo.

E com certeza o relacionamento começou mais ou menos assim: primeiro nos identificamos com ele, e então o trouxemos para nossa networking porque era interessante e agradável tê-lo por perto. O mesmo deve acontecer com sua marca na internet. Ela deve ser interessante e seus assuntos agradáveis para justificar que as pessoas a sigam.

Você não perde vendas pela qualidade ou pela natureza do produto; perde pela falta de relacionamento. – Tom Peters

3- USE A REGRA 80/20.

regra 80/20

Para facilitar a vida, a regra 80/20 ajuda muito na a hora de planejar essa questão de ser interessante e não falar 24 horas por dia em apenas um assunto. Pense que 80% de seu conteúdo deve ser sobre assuntos que sejam interessantes ao seu público e que atraiam pessoas que possam vir a ser seus clientes. Entenda o que essas pessoas gostam, o que curtem, o que compartilham e planeje seu conteúdo com esses assuntos em mente.

Então, nos outros 20% de seu conteúdo, preocupe-se em falar de sua marca, de seus produtos ou serviços, mas sempre como um amigo o faria. É importante dizer um “oi” ou bom dia, boa tarde, boa noite. É importante abrir caminho para as pessoas entenderem que podem falar com você. É importante deixar claro na sua maneira de escrever esses posts, que por trás deles, ainda que sejam de divulgação de algo, há um humano ali e o relacionamento é sempre possível.

Concentre-se em identificar seu público alvo, em comunicar uma mensagem autêntica que eles querem e precisem, e projete-se como um expert dentro de seu nicho. – Kim Garst

4 – PROMOVA A INTERAÇÃO.

interaçãoMuitos empreendedores deixam de postar com regularidade tendo como desculpa o fato de que não têm tempo de criar conteúdo. Como pequeno e médio empreendedor e em meio a tantas tarefas que você precisa realizar durante seu dia de trabalho, é claro que criar conteúdo para as redes sociais não será uma tarefa fácil.

Você terá que criar o seu sim, mas uma dica para não enlouquecer e manter suas postagens todos os dias é promover a interação em sua página e divulgar também o conteúdo de outras pessoas. Divulgar outras pessoas ou marcas, diferentemente do que a maioria dos empreendedores pensa e por isso têm receio de fazer, não fará seus seguidores migrarem de sua página para a do outro. Mas fará com que esse outro muitas vezes seja agradecido a você e também o divulgue, ou simplesmente escreva um comentário em seu post agradecendo pela divulgação. O que deixará você na linha de visão de outras pessoas e divulgará sua marca ou produto do mesmo jeito.

Esse tipo de divulgação também te ajudará a gerar novos contatos, parcerias e negócios. Perfis e páginas de marcas que não te conheciam podem te conhecer agora porque você os divulgou e perceber que seus negócios são afins para desenvolvimento de estratégias ou outros negócios juntos.

Uma informação importante aqui é: escolha com sabedoria quem irá divulgar e somente o faça se sua admiração pelo post que irá repostar ou pela pessoa/marca que irá divulgar for mesmo verdadeira.

Também lembre-se de promover a interação com seus seguidores. Faça perguntas, peça sugestões, opiniões, indicações etc. As pessoas adoram se sentir úteis, mais ainda para pessoas ou marcas que admiram. Permita que seus seguidores falem com você e aproveite a oportunidade para aprender com isso.

Ninguém nunca terá sucesso sem ajudar aos outros. Jay Abraham

 

5 – AUTOMATIZE OS PROCESSOS

automatize processos

Principalmente se você é pequeno ou médio empreendedor e por isso ainda não tem quem cuide de sua marca na Internet, automatizar é um caminho. Mas por favor, automatize apenas os processos.
Mesmo ao usar ferramentas de resposta automática ou ao programar a postagem em seu perfil ou página, jamais esqueça que estará falando com pessoas. Pense no que faria se estivesse ali presencialmente com ela. Será que frente a frente com a pessoa você sairia jogando informações sem introduzir o tema? Será que você pararia para falar com um grupo de pessoas na rua e começaria o assunto do nada?

Na vida offline não fazemos assim. Puxamos conversa, e então entramos no assunto. Mas, infelizmente, nas redes sociais as pessoas procedem de maneira completamente diferente e querem ter melhores resultados. Fica difícil, pois apesar de estarmos nas redes sociais, somos humanos, ainda que a relação ali seja virtual.

Portanto, use as ferramentas de automação com sabedoria. Você terá melhor resultado do que aqueles que colocam “textos automáticos” em respostas automáticas. Mesmo programando, fale com sua personalidade, demonstre sua essência. Use um tempo maior ao fazer a programação das mensagens. Ande a próxima milha, porque valerá a pena. Isso o diferenciará dos outros.

Caso ainda não use ferramentas de automação, no Infográfico você encontrará algumas sugestões. Latergram.me para Instagram. Hootsuit e SproutSocial para quase todas as outras redes e TweetDeck para o Twitter. Mas existem muitas outras ferramentas de automação no mercado. O mais importante é você descobrir a que facilita a vida para VOCÊ e usá-la de verdade. É a sua dedicação a sua forma de divulgação que fará sua marca se destacar nesse mercado tão concorrente de hoje.

PENSE NISSO!

A força de uma marca é construída em cima de sua determinação em promover seus valores distintos e sua missão. – Prof. Jean-Noel Kapferer

Segue o INFOGRÁFICO, fique a vontade para salvá-lo.

5 dicas final 2

 

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OBRIGADA!

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Author: Erica Ariano

Erica Ariano é uma empreendedora criativa, apaixonada por tudo que é futurista e único. Sofre de curiosidade latente e desprendimento de convenções. É Marketing & Brand Specialist, e ajuda empresas e pessoas a determinarem a direção e a força que precisam para terem sucesso em seus negócios. Também é "expert mentor" de jovens empreendedores pelo Yunus&Youth Fellowship Program e coordenadora do comitê de Neuromarketing na Neurobusiness.org. * Toma muito café, adora viajar, curte natação, bike e corrida.

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