Pare de Buscar Motivação.

Pare de buscar motivação, você precisa de outra coisa.

Não sei você, mas nesse ano em especial, recebi toneladas de e-mails de todos os lugares do planeta me falando sobre metas, como elaborar metas, como definir metas, “como isso, como aquilo – METAS!.

Tenho que confessar que a partir de um dado momento eu nem abria mais os e-mails das newsletters nas quais me inscrevi em 2015. Metas! Eles invariavelmente me desejavam um curtinho FELIZ NATAL e depois falavam de Metas! e motivação. “Baixe aqui, clique ali – METAS!.

Li coisas muito interessantes, coisas divertidas e outras tantas bem boring… Das newsletters com coisas boring eu, claro, saí. Fim de ano também é bom pra declutter – “se desfazer daquilo que traz a desordem pra sua vida”. E caixa de e-mail lotada demais, ninguém merecer, certo? Declutter!

Pois bem, em meio a toda essa muvuca sobre elaboração de metas, parei pra pensar no que mais vejo por aí, e até por aqui: Estamos cheios de teorias e vazios de práticas. 

Claro que existem diversos tipos de pessoas, de empreendedores, e o grau de conhecimento de cada uma, cada um, não é o mesmo. Mas, pelo menos no meu meio, a grande maioria das pessoas sabe elaborar metas, não é esse o real problema. Só que no decorrer do período, as metas feitas para o início do ano acabam se transformando em confissões de final de ano e não metas – “Perder X quilos até dia Y do mês Z, porque isso me fará me sentir bem, ter mais saúde etc.” acaba virando “Confessei que tinha que perder X quilos até dia Y do mês Z…” e mais nada!

Planejar, todo mundo planeja. Isso já é quase uma tradição de final de ano. Mas o que sempre falta, e o que faltou para alguns em 2015, não são as metas escritas no ano anterior, e sim disciplina e foco para alcançá-las. 

disciplina

Disciplina anda meio em falta para muitas pessoas que trabalham por conta própria. Muitos de nós éramos empregados, ou estávamos acostumados a cumprir ordens e a fazer o que tinha que ser feito por imposição de alguém, o que garantia nossa disciplina. Mas quando ser disciplinado passa a ser, única e exclusivamente, nossa responsabilidade, a coisa complica. Esquecemos que disciplina é a parte mais importante na busca do sucesso. E esquecemos porque ser disciplinado é difícil e nada prazeroso. Disciplina depende de nós, e de nossas decisões. 

Já motivação, buscamos em muitos lugares. No próximo livro, no próximo curso, no próximo texto, naquela conversa com um amigo, na Internet. O tempo que gastamos buscando motivação, deveria ser usado para nos convencermos a sermos mais disciplinados.

Só a disciplina é capaz de fazer você fazer o que tem que ser feito. Ela é a ponte entre suas metas e suas realizações. É ela que faz você cumprir as S.M.A.R.T. Goals que, por serem importantes, são ensinadas em quase todas as newsletters de final do ano. 😉 Caso não saiba o que são metas S>M>A>R>T #digaaí nos comentários que a gente te ajuda, ok? 

A maioria das pessoas falha ou tem muita dificuldade na busca de seus objetivos, porque elabora suas metas, mas se preocupa mais com a motivação do que com a disciplina. Acreditam que a motivação é uma força mágica que ao aparecer os guiará por todos os caminhos até o sucesso. Mas como essa força mágica não se mantém, a próxima decisão é ir buscá-la em algum lugar ao invés de FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO. E os dias do ano passam, a lista de metas continua intacta, ou com poucos objetivos cumpridos, e a frustração começa a chegar. Passamos a acreditar que não somos bons o suficiente, que não somos motivados o suficiente, que nunca iremos realizar nossos projetos, sonhos, objetivos e metas. E o ano novo acaba sendo igualzinho ao ano anterior.

É importante que você perceba que criar metas para o próximo ano todo mundo cria, todo ano. O que a gente precisa é F-A-Z-E-R o que tem que ser feito, independentemente de nossa vontade, independentemente de estarmos motivados ou não. O que precisamos mesmo é desenvolver a maior competência das pessoas de alta performance – a DISCIPLINA.

A disciplina torna a execução das tarefas algo independente dos nossos sentimentos e mudanças de humor. Daí , ironicamente, quando nos vemos nos movendo e tendo resultados,  somos motivados a continuar a agir.

Para 2016 e para todos os outros anos de sua vida, é importante lembrar que o processo de desenvolvimento humano passa por três fases: consciência, ação e DISCIPLINA. Esse artigo te deu consciência sobre o verdadeiro problema e a verdadeira solução. Agir em relação a isso é com você, se dedicar e ser disciplinado também.

Alexandre Prates, especialista em liderança, afirma que “As pessoas fervem de tanta consciência que têm sobre o que precisam fazer. Algumas entram em ação, o que já é um grande diferencial, mas não garante o sucesso. O êxito está na capacidade de se disciplinar rumo aos objetivos”.

Portanto, faça o que tem que ser feito. Tome a disciplina como a sua palavra de ordem em 2016. Imponha isso a você mesmo. Coma e durma pensando nela. Essa é uma das maneira de começar a mudar o seu mindset para aquele que o levará ao sucesso como empreendedor.

Amanhã, dia primeiro de Janeiro de 2016, a gente começa no Instagram um desafio de 30 dias para te ajudar a pensar mais sobre disciplina que sobre motivação. Passe lá e vamos fazer um 2016 diferente de todos os outros anos de nossas vidas.

Vem!

Espero que você tenha gostado. Se gostou, curta, compartilhe e indique para aquele seu amigo que também tem interesse nesse assunto!

OBRIGADA!

* LEMBRE-SE de assinar nossa newsletter. 

newsletter neuromarketing

Comments

comments

Author: Erica Ariano

Erica Ariano é uma empreendedora criativa, apaixonada por tudo que é futurista e único. Sofre de curiosidade latente e desprendimento de convenções. É Marketing & Brand Specialist, e ajuda empresas e pessoas a determinarem a direção e a força que precisam para terem sucesso em seus negócios. Também é "expert mentor" de jovens empreendedores pelo Yunus&Youth Fellowship Program e coordenadora do comitê de Neuromarketing na Neurobusiness.org. * Toma muito café, adora viajar, curte natação, bike e corrida.

Share This Post On

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

↓

Pin It on Pinterest

Share This